SRP adota gestão de qualidade empresarial

A Sociedade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Paraná (SRP) realizou em 2022 uma reestruturação em sua sede, por meio de um programa de gestão de qualidade empresarial baseado em um conceito japonês que, resumidamente, consiste em eliminar os excedentes.

O objetivo foi aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização dentro da SRP, conferindo total qualidade. Baseado na Certificação Internacional ISO 9001, o programa na SRP foi coordenado pela Dra. Andréa Cristina Trippia (Primeira Secretária), com os apoios da Dra. Dolores Bustelo (Presidente) e Ana Telles (Secretária).

A iniciativa tem como sustentação os chamados “5 S”, oriundos de palavras de origem japonesa, que traduzidas para o Português, significam:
Seiri – senso de utilização (tornar o ambiente de trabalho menos poluído, mais organizado e, consequentemente, mais leve);
Seiton – senso de organização (diretamente ligado ao conceito anterior, visa a simplificação, através do uso de etiquetas, locais visíveis de fácil acesso a arquivos, pastas, entre outros);
Seiso – senso de limpeza (etapa essencial que não se refere à sujeira propriamente dita, mas à detecção de outras “sujeiras” relacionadas ao ambiente de trabalho, tais como ruídos, má iluminação, desconforto térmico, má manutenção de máquinas e equipamentos, entre outras situações que provocam o estresse entre os colaboradores);
Seiketsu – senso de padronização (visa a manutenção das três primeiras e, assim, promover a satisfação do colaborador);
E finalmente, Shitsuke – senso de disciplina (uma peça chave entre os cinco pilares do “5 S”, considerando que o colaborador exerce papel ativo na empresa, desempenhando o seu trabalho de forma eficiente e de qualidade).

A implementação dos “5 S” representa, em um primeiro momento, tornar o ambiente mais agradável, saudável e produtivo para as pessoas e os serviços prestados. Em breve, abordaremos outra “filosofia”, adequada tanto para empresas quanto para a vida pessoal: os “5 R”. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil a você e que possa servir como base para implementação em sua clínica.